Cantanhede, espaço de vivências, sensações e opiniões...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cantanhede



Cantanhede é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 7 100 habitantes.
É sede de um
município com 392,18 km² de área e 37 911 habitantes (2001), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia, a leste por Mealhada, a sueste por Coimbra, a sul por Montemor-o-Velho e por Figueira da Foz, a noroeste por Mira e a oeste tem costa no Oceano Atlântico.
A Economia é predominantemente terciária na cidade, e primária nas restantes freguesias do concelho. Devido às propriedades argilosas do solo as culturas mais lucrativas são as pouco exigentes: batata, forragem e vinha. A paisagem vinhateira em planície rodeia a cidade de Cantanhede. O vinho de Cantanhede é reconhecido internacionalmente pelo seu sabor característico devido às condições de crescimento únicas da vinha.
O concelho obteve foral manuelino em
1514.
A cidade de Cantanhede tem conhecido grande evolução demográfica, económica e terciária nos últimos anos. Tendo diversos serviços de lazer, hospitalares e de ensino de grande relevo na região. Tendo sido construído recentemente um centro de pesquisas científicas.Nela realiza-se a feira industrial Expofacic.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este vai ser o mote de partida para esta aventura que se vai chamar CantanhedeSpot.
Apenas com o objectivo de ser um "spot" de reflexão sobre esta localidade quase à beira mar plantada...

1 comentário:

Anónimo disse...

Que este seja um espaço de muitos registos e opiniões dessa cidade - CANTANHEDE!
*-*